MatrizNet

 
Logo FPC Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 23 de Fevereiro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
 
Apresentação


O Património Museológico das Comunicações

O Património Museológico, confiado à Fundação Portuguesa das Comunicações e da propriedade dos seus instituidores (CTT- Correios de Portugal, Portugal Telecom e ICP-ANACOM) é constituído por peças que testemunham a evolução dos equipamentos, das técnicas e dos sistemas utilizados no Sector das Comunicações.


As origens da constituição deste acervo remontam a 1878, ano em que o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria deu indicações à Direcção Geral dos Correios, no sentido da criação do «Museo Postal».

Actualmente, o Património Museológico integra um valioso acervo de peças, que vão desde o século XVII aos nossos dias, incluindo uma importante colecção de selos de Portugal e de todos os países membros da União Postal Universal (UPU). O património museológico encontra-se agrupado em grandes colecções, para facilitar a organização do acervo e proporcionar as melhores condições de tratamento, arquivo e investigação museológica.

As colecções deste espólio museológico dividem-se em três grandes áreas:

- Património Postal, que integra peças e equipamentos representativos da evolução dos sistemas e técnicas utilizadas pelos Correios em Portugal;

- Património de Telecomunicações, que reúne os equipamentos e peças que testemunham o desenvolvimento e a evolução das Telecomunicações em Portugal; e,

- Património Artístico e Filatélico, constituído por selos e outras peças ligadas à História da Filatelia, desde o período pré-adesivo, ao aparecimento do selo, até à actualidade. Particular destaque merece a Colecção de Arte, integrada neste património, iniciada a partir dos Desenhos Originais de Selos e de Bilhetes-postais, onde estão representados alguns dos vultos mais importantes das artes plásticas portuguesas.





Imagem norma


















Imagem logo
 
     
     
     
 
Termos e Condições  separador  Ficha Técnica