MatrizNet

 
Logo FPC Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 26 de Agosto de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
 
Apresentação


O Património Museológico das Comunicações

O Património Museológico, confiado à Fundação Portuguesa das Comunicações e da propriedade dos seus instituidores (CTT- Correios de Portugal, Portugal Telecom e ICP-ANACOM) é constituído por peças que testemunham a evolução dos equipamentos, das técnicas e dos sistemas utilizados no Sector das Comunicações.


As origens da constituição deste acervo remontam a 1878, ano em que o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria deu indicações à Direcção Geral dos Correios, no sentido da criação do «Museo Postal».

Actualmente, o Património Museológico integra um valioso acervo de peças, que vão desde o século XVII aos nossos dias, incluindo uma importante colecção de selos de Portugal e de todos os países membros da União Postal Universal (UPU). O património museológico encontra-se agrupado em grandes colecções, para facilitar a organização do acervo e proporcionar as melhores condições de tratamento, arquivo e investigação museológica.

As colecções deste espólio museológico dividem-se em três grandes áreas:

- Património Postal, que integra peças e equipamentos representativos da evolução dos sistemas e técnicas utilizadas pelos Correios em Portugal;

- Património de Telecomunicações, que reúne os equipamentos e peças que testemunham o desenvolvimento e a evolução das Telecomunicações em Portugal; e,

- Património Artístico e Filatélico, constituído por selos e outras peças ligadas à História da Filatelia, desde o período pré-adesivo, ao aparecimento do selo, até à actualidade. Particular destaque merece a Colecção de Arte, integrada neste património, iniciada a partir dos Desenhos Originais de Selos e de Bilhetes-postais, onde estão representados alguns dos vultos mais importantes das artes plásticas portuguesas.





Imagem norma


















Imagem logo
 
     
     
     
 
Termos e Condições  separador  Ficha Técnica